logo

Saúde alerta sobre a hipertensão e oferta cuidados nas Unidades Básicas


Por Réulliner Rodrigues | Assecom

1254 Acessos

Saúde alerta sobre a hipertensão e oferta cuidados nas Unidades Básicas

 

Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva frequentes podem ser indícios de hipertensão arterial (pressão alta). Na data em que marca o combate e prevenção da doença (26 de abril) que atinge cerca de 32% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT) alerta sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento que é realizado nas Unidades Básicas.

Caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, a hipertensão força o coração a trabalhar mais que o normal e prejudica vários órgãos. O indivíduo acometido terá maior probabilidade em ter doenças cardíacas, cerebrais e renais.

Em Alto Araguaia, os usuários têm acesso a orientação e assistência continuada através de equipe multidisciplinar com nutricionista, enfermeiro e médico, além da oferta de medicamentos para controle da doença.

Segundo a coordenação da Atenção Básica, cerca de 3.500 pacientes hipertensos estão cadastrados na rede de saúde do município. O número pode ser maior pois existem pessoas que possuem a doença e não tratam e os que não sabem que estão hipertensos.

“É importante que as pessoas procurem atendimento. A hipertensão não tem cura, porém tem tratamento e pode ser controlada. O nosso objetivo é identificar e promover a qualidade de vida a essa população”, ressalta o coordenador da Atenção Básica do município, Cleomar Vilela.

ATENÇÃO À ROTINA – A prevenção é feita nos cuidados básicos, como alimentação saudável, aumentar o consumo de fibras e de água, prática de atividades físicas, não fazer uso de álcool e tabaco, reduzir o uso do sal e de alimentos com alto teor de sódio, como industrializados (molho de tomate, embutidos, temperos prontos, comidas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos, refrigerante), entre outros. O controle do peso é fundamental para o controle da pressão.